Você sabe que o mercado está cada vez mais tecnológico né? Nós estamos na Era da 4ª Revolução Industrial, da automação, da mudança em como as pessoas se relacionam.
E neste momento de crise, de distanciamento pessoal e aproximação emocional, nada melhor do que se tornar essencial para seu cliente.
É importante estar atento em como você gera valor para seu consumidor atualmente. Estamos na Era dos Millennials! Deve estar se perguntando o que que é isso, certo?
Millennials, são aquelas pessoas nascidas entre a década de 80 e os anos 2.000. Essas pessoas possuem algumas peculiaridades no que se diz respeito a lidar com o exterior.
Essas pessoas nasceram e cresceram com a existência da internet, logo, eles estão a um clique de qualquer informação que precisam! Por isso, essa geração vem influenciando o funcionamento do mercado de trabalho, de compras e de vendas.
A rápida evolução da tecnologia, vem fazendo com que as gerações sofram mudanças cada vez mais rápidas, e por isso, o que motiva essa geração é muito diferente do que motivava a geração anterior.
Propagandas não são um fator de motivação de compra para essa geração, ver um cartaz, receber um panfleto, assistir um comercial de TV, todos esses meios não são motivadores de compra para a geração atual.
Empresas altamente impessoais, definitivamente não são a preferencia desses consumidores, eles necessitam de um relacionamento próximo com a marca!
É importante que eles percebam que a marca está preocupada com a sua satisfação, garantindo que aquele produto vá se adaptar a ele.
São clientes leais desde que percebam o diferencial da sua marca, eles precisam se conectar de alguma forma!
É importante que sintam a experiência com o produto desde o primeiro contato, é a partir desse contato que eles precisam sentir o diferencial que a sua empresa está entregando, e assim, passam a amar a sua marca.
Caso não sintam essa conexão, é muito provável que não comprem e ainda falem mal da sua empresa para outras pessoas.
A opinião de outras consumidores é algo muito buscado por essa geração antes de consumirem. Mais importante que o preço, é comum que os Millennials busquem informações sobre o produto, sobre a empresa, sobre a marca, como funciona o produto que estão interessados, antes de efetuar a compra. A confiança e autenticidade são mais importantes que o conteúdo, muitas das vezes.
Percebeu como o percado esta mudando? Hoje temos infinitas informações que podemos recorrer com apenas um clique. Mas em meio a tanta automatização, informações, competitividade acirradas entre outras coisas, como se diferenciar e conquistar o seu cliente? Como garantir as vendas enquanto os modelos tradicionais em que estávamos acostumados não são mais funcionais?
A essa altura já percebeu que o poder de venda já não está nas mãos da empresa que produz, e nem na propaganda que faz, o poder está sim, na escolha do cliente!
Ele é que detém o poder de compra, e com tanta informação disponível, ele busca o que mais lhe convém.
E o segredo é:
RELACIONAMENTO
Vamos ver alguns exemplos de empresas que surgiram com a tecnologia? E quais foram derrubadas?
O nosso antigo mercado de táxi foi substituído por novos motoristas particulares de aplicativos, o famoso Uber, 99... Mas qual a diferença deles, se ambos oferecem o serviço de transporte particular?
A resposta é simples, a personalização da experiência!! Claro que os preços influenciam bastante, mas o principal diferencial foi a experiência que os motoristas ofereciam ao cliente, perguntando sobre a preferência no seu serviço quanto à música, ambiente, necessidades, entre outras coisas.
Outro fator importante, foi a preocupação da marca (Uber) com a segurança, usando um modelo de avaliação dos motoristas.
A Uber fez algo diferente de tudo o que as companhias de táxi já haviam feito. Cuidar do relacionamento com o cliente, como seria a sua experiência durante todo o uso do app?
Qual o seu diferencia? Trazer essa conexão, fazendo com que as viagens de transito se tornassem muito mais agradáveis.
Outro exemplo são os serviços oferecidos pelos bancos tradicionais, tão presentes em nosso cotidiano, em que geralmente enfrentamos filas, burocracias e estresses no dia a dia.
Mas agora com os bancos digitais, as pessoas utilizam a tecnologia para focarem no que mais importa, a experiência do cliente!Não existem mais filas, as burocracias são quase inexistentes e o atendimento é imediato.
A começar que o modelo de negócio surgiu para resolver o problema do estresse, das altas taxas, além de outras questões que o cliente sofre com bancos tradicionais.
Além disso, os bancos virtuais, como NuBank, possuem um atendimento imediato, buscando sempre garantir a satisfação do seu cliente. Essas pessoas que buscam por informações sobre a marca antes de contratarem, certamente terão maior probabilidade de escolher um banco virtual, pela conexão que ele gera desde o primeiro contato.
Percebeu o padrão que existe entras as duas empresas que usamos como exemplo?
Elas sempre buscam resolver o problema do seu cliente, pensando em como entregar a melhor experiência com o uso da marca.
Se relacionando com cliente
Devido à essa importância, aqui vão algumas dicas para você garantir a implementação imediata, caso ainda não faça, para que você se mantenha competitivo no mercado atual.
1. Conheça os seus clientes
Não há nada mais importante para uma pessoa do que ouvir o seu próprio nome, do que se sentir reconhecido por alguém presente em
sua vida.
Saber as preferências dos seus clientes, o que mais consomem, do que mais gostam, se possível, tratá-los sempre pelo nome, garantindo promoções especiais para aquele cliente que sempre frequenta a sua empresa, são ações essenciais para garantir o bom relacionamento cliente x empresa.
Todas essas atitudes, farão com que o cliente te reconheça, fazendo eles terem uma experiência personalizada e valiosa com a sua empresa.
Utilize sempre da tecnologia e de uma rede de clientes fiéis e recorrentes.
2. Garanta um alinhamento da sua equipe
Para garantir que sua empresa trabalhe pensando no cliente, é preciso que todos estejam alinhados com mesmo propósito.
Não adianta o responsável pelo marketing fazer uma publicidade pensando na experiência do cliente, se o responsável pela produção está pensando em como ele vai produzir mais, e o comprador de mercadorias etá buscando insumos mais baratos e sem qualidade.
Isso não pode acontecer!!
Toda a sua equipe deve pensar em como atender o cliente da melhor forma possível. Desde o colaborador do almoxarifado, ao vendedor que tem o contato direto com o cliente. Dessa forma, o produto final terá somente um único objetivo: SERVIR O CLIENTE!
3. Compartilhe as experiências
Estimule espaços para que seus colaboradores compartilhem experiências, para que todos saibam e conheçam o produto que estão entregando. Mostrando a importância da qualidade da matéria-prima, mostrando também o feedback dos clientes em relação aos produtos.
Portanto, promova reuniões, espaços em grupos, apresentações de resultados, em que cada um possa compartilhar as suas experiências, para que todos estejam sempre trocando experiências e garantindo a melhoria dos processos.
4. Faça pesquisas de satisfação do cliente
Receber o feedback do cliente é uma das melhores formas de garantir a adequação do seu produto ou serviços entregues à ele. Isso faz com que ele se sinta parte da entrega também, quando ele vê alguma sugestão sendo implementada, ele sente que tem poder de influências no que é entregue a ele.
Por isso, constantemente rodas pesquisas de satisfação, seja ela por questionário online ou físico, o importante é garantir que as mudanças necessárias serão feitas no atendimento.
5. Treine a sua equipe
Garanta que a sua equipe esteja capacitada e munida de ferramentas para atender da melhor forma o cliente.
O treinamento de algumas habilidades importantes no dia a dia são fundamentais para garantirem um bom alinhamento.
Busque entender as dificuldades da sua equipe e garanta palestras, workshops, que possam ajudá-los nesses desafios.
Você pode começar por ações básicas do dia a dia, que podem fazer uma grande diferença no resultado final para seu cliente.
A percepção de toda a empresa está alinhada, todos possuem o mesmo objetivo. Objetivo esse que é garantir a boa experiência do cliente, mostrando a ele que a empresa se preocupa com as suas necessidades, é o maior motivador de compra para um consumidor da nossa geração.
Você precisa ter a mentalidade de mudança, você precisa ser o exemplo para sua equipe. Pratique ações de foco no cliente, implante essa cultura em você, para assim garantir que sua empresa também tenha essa cultura.
Temos certeza que essas ações farão com que você esteja muito mais próximo do seu cliente! E que ele tenha uma percepção muito mais valorizada da sua empresa!