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COVID-19: Confira as novas regras para afastamento de trabalhadores

Danielle Nader • 23 de junho de 2020
Trabalhadores com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 devem ser afastados do trabalho por 14 dias, com remuneração mantida.

O Diário Oficial da União publicou na última sexta-feira, 19, a Portaria 20 que estabelece medidas de preservação para as organizações visando a segurança e saúde dos trabalhadores a fim de controlar a COVID-19.

A norma institui medidas para distanciamento social nas instalações, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e limpeza e desinfecção de locais de trabalho e áreas comuns.

Além disso, empregadores devem estabelecer e divulgar aos empregados e terceirizados os protocolos necessários para a identificação precoce e afastamento dos trabalhadores com sinais e sintomas.

As instruções aos trabalhadores podem ser transmitidas durante treinamentos ou por meio de diálogos de segurança, documento físico ou eletrônico (cartazes, normativos internos, entre outros), evitando o uso de panfletos.

Afastamento COVID-19
A medida orienta o afastamento imediato por 14 dias dos trabalhadores que sejam casos confirmados ou suspeitos de covid-19 e também daqueles que tiveram contato com casos confirmados da doença.

Se os empregados estiverem assintomáticos por mais de 72 horas e um exame laboratorial descartar o novo coronavírus, é possível retornar ao trabalho antes das duas semanas.

Contudo, é importante lembrar que durante o período a remuneração deve ser mantida pela empresa.

Caso confirmado
Considera-se caso confirmado o trabalhador com resultado de exame laboratorial, confirmando a COVID-19, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde; ou

Ou ainda, com síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG, para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica, e que tenha histórico de contato com caso confirmado laboratorialmente para a COVID-19 nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas no trabalhador.

Caso suspeito
Considera-se caso suspeito o trabalhador que apresentar quadro respiratório agudo com um ou mais dos sinais ou sintomas: febre, tosse, dor de garganta, coriza e falta de ar, sendo que outros sintomas também podem estar presentes, tais como dores musculares, cansaço ou fadiga, congestão nasal, perda do olfato ou paladar e diarreia.

Ou o trabalhador assintomático que teve contato com caso suspeito da COVID-19, entre dois dias antes e quatorze dias após o início dos sintomas do caso, em uma das situações abaixo:

- Ter contato durante mais de quinze minutos a menos de um metro de distância;
- Permanecer a menos de um metro de distância durante transporte;
- Compartilhar o mesmo ambiente domiciliar; ou
- Ser profissional de saúde ou outra pessoa que cuide diretamente de um caso da COVID-19, ou trabalhador de laboratório que manipule amostras de um caso da COVID-19 sem a proteção recomendada.

Período de afastamento
A organização deve afastar imediatamente os trabalhadores das atividades laborais presenciais, por quatorze dias, nas situações de casos confirmados, suspeitos ou contatantes de casos confirmados de COVID-19.

O período de afastamento dos contatantes de caso confirmado da COVID-19 deve ser contado a partir do último dia de contato entre os contatantes e o caso confirmado.

Os trabalhadores afastados considerados casos suspeitos poderão retornar às suas atividades laborais presenciais antes do período determinado de afastamento quando:

- exame laboratorial descartar a COVID-19, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde; e
- estiverem assintomáticos por mais de 72 horas.

Por Ribeiro Bispo 2 de novembro de 2020
A Endeavor, tornou gratuito 18 cursos online, com conteúdos práticos e ferramentas aplicáveis, feitos de empreendedor para empreendedor. Os cursos são de temas variados, desde a solução para aquele problema financeiro que não te deixa dormir, até novos métodos para engajar o time no propósito do escritório. É uma grande oportunidade de aprender com quem já passou pelas mesmas dores que você passa, e com cases de empresas reais como Spoleto, Natura, Acesso, e muitas outras. Alguns cursos interessantes, são: • Como aumentar e gerenciar suas vendas Thiago de Carvalho, especialista em empreendedorismo e vendas, ensina como os empreendedores podem aprimorar seu processo de vendas e fidelizar cada vez mais clientes. Além disso, depois do curso você saberá identificar a diferença de venda consultiva e venda transacional, definir estratégias de canais de distribuição e entender o que compõe todo o processo de vendas. • Planejamento Estratégico para Empreendedores Sabemos que nenhuma atitude deve ser tomada com base em achismos, por isso, nesse curso, você irá aprender a analisar o cenário da sua empresa e do mercado em que ela está inserida e também a criar, com base nesses resultados, alternativas estratégicas e melhor caminho pra guiar a sua organização. Para ajudar a ilustrar, apresentamos o caso de Ernesto Villela, Empreendedor Endeavor e fundador da Enox. • Finanças Básicas para Empreendedores O curso ensina aos empreendedores como evitar os principais erros cometidos na hora de fazer um planejamento financeiro. Também são apresentados cases reais de empreendedores que mostram como compreender finanças é essencial para garantir a saúde financeira do negócio, como Francisco Jardim, Mentor Endeavor, fundador e diretor do SP Ventures. • A arte do recrutamento: como atrair os melhores profissionais para seu negócio Todo empreendedor que quer crescer precisa de gente boa, por isso trouxemos Sandra Betti, Mentora Endeavor e especialista em recrutamento e gestão de pessoas para te ensinar como atrair os talentos ideais para o seu negócio. Com a ajuda de cases reais, como o de Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work, o curso demonstra qual o lugar do empreendedor no processo seletivo e muito mais. • Gestão de Pessoas: Como construir uma equipe forte Que tal aprimorar as suas habilidades como líder, aprender como motivar e recompensar os seus funcionários e criar e cultivar uma cultura organizacional? Alvaro Cardoso Armond, sócio-Diretor da Vartika, empresa que atua na área de Desenvolvimento Comportamental orientado para Resultados Organizacionais, irá te guiar pelo curso, apresentando cases como o de Dave Goldberg, CEO do Survey Monkey. • Introdução ao Marketing para Empreendedores Tire as suas dúvidas sobre como criar uma estratégia de marketing e maximizar os resultados do engajamento de clientes, por meio de ferramentas de propaganda e publicidade, com Leonardo Filardi, especialista em negócios de alto crescimento. Com base em cases reais, como o de Lito Rodriguez, fundador da DryWash, defina sua estratégia de marketing, posicione sua marca e conquiste mais clientes. • Planejamento e Gestão da Equipes de Vendas Para te ajudar com as vendas, Maurício Vergani, Mentor Endeavor e Diretor de Negócios Corporativos da Oi, ensina como fazer uma gestão das oportunidade dentro do funil de vendas, realizar sessões de acompanhamento e controle do trabalho da equipe de vendas e compreender o papel do empreendedor na frente da equipe de vendas. Aprenda na prática, com cases reais como o de Rodrigo Azevedo, Empreendedor Endeavor e fundador do Grupo Comunique-se, a trazer os resultados que a empresa precisa. No link abaixo, você tem acesso a todos os 18 cursos disponíveis. https://endeavor.org.br/formato/cursos/ Esperamos que aproveitem a oportunidade!
Por Ribeiro Bispo 2 de novembro de 2020
Persuasão e Influência: explore e perceba seu negócio alavancando Antes de tudo, é imprescindível considerarmos que as pessoas são naturalmente influenciáveis. Mesmo que inconscientemente, alguma pressão externa conduziu a pessoa a tomar uma ação, realidade essa comprovada em pesquisa que afirmar que 98% das decisões que tomamos são influenciadas por algum fator. Logo, temos ideia do tamanho da importância das nossas estratégias para persuadir e influenciar o outro em nosso cotidiano. Além disso, é importante ressaltar que nós não vendemos um produto para uma pessoa, mas sim para uma situação ou circunstância. As pessoas compram para resolver uma dor, um problema, e é isso que devemos explorar. Nós devemos ensinar o nosso alvo a comprar, mostrar o passo a passo, a transformação que vamos proporcionar a ele. Lembre-se: o ser humano é naturalmente obediente. Portanto, é o nosso papel condicionar a pessoa e apresentar que nós temos a solução para o problema. As ações dos indivíduos são motivadas muito mais pela dor do que pelo prazer, então explore e faça-a perceber da importância percebida de você ou do seu produto. Agora, vamos aprofundar um pouco mais nas formas que devemos nos posicionar para gerar mais autoridade e, consequentemente, aumentar o nosso poder persuasivo. 1. O agente - praticante da ação Uma das principais formas de incrementar o seu poder de influência é focando no agente do que você oferece. Ele é basicamente a capa do seu marketing e é explorado por diversos segmentos. Segue abaixo algumas formas de otimização para posicionar o seu agente, que é o praticante da ação desejada, da maneira mais persuasiva possível: 1.1. Evite falar como uma empresa, fale como uma pessoa Estudos comprovam que ao falar para seu alvo como uma pessoa real, com foto, nome e personalidade definida, a aproximação entre o vendedor e o lead cresce significativamente. Nós confiamos mais em pessoas que em empresas, haja vista que esta tem como fim a venda para obter lucro; o que é mais velado quando posicionamos como pessoa. Dessa forma, posicione-se como pessoa para aproximar e conectar mais facilmente com o seu público. 1.2. Busque sempre passar a ideia de aproximação Apesar de, em parte, não assumirmos isso, a nossa percepção visual e de julgamento influenciam bastante a nossa ação. A aparência, identificação, aproximação, semelhança de estética e de pensamento são ferramentas que agregaram para fixar a aproximar do seu potencial cliente. Exemplificando: ● Se eu sou obeso e quero vender uma receita de emagrecimento, dificilmente conseguirei passar credibilidade. Mas se eu possuir um corpo em forma e saudável, esse posicionamento de autoridade acontece de forma natural pela assemelharão. Não é regra, mas se pararmos para analisar grandes nomes empresariais e de pessoas com forte poder de influência, percebemos que é quase uma regra elas serem vistas com uma boa aparência, roupa adequada ao contexto, cabelo cortado, com uma preocupação consigo mesmo. 1.3. Busque juntar os 4 C’s no seu agente ● 1 .3.1. Competência percebida: não importa o quão expert você é em um assunto, mas o tanto que você consegue passar para o outro que você sabe - valor percebido. Pode ocorrer nas duas direções, como saber muito algo e não conseguir passar confiabilidade, quanto não saber muito sobre determinado assunto, mas conseguir transmitir muita confiança. A palavra mais importante é “percebida”, ou seja, a imagem que você vai transmitir à pessoa. ● 1 .3.2. Cuidado/Preocupação com o outro: só de a pessoa perceber que você se preocupa com ela, você já está a um passo na frente dos demais. Isso cria afinidade e, com isso, você consegue acessar muito mais facilmente o seu lead. ● 1 .3.3. Consistência/Confiabilidade: se você prometeu algo, cumpra. Faça aquilo que você fala. Assim criará nos seus clientes um gosto por você e uma confiança no seu trabalho ou serviço, o que é essencial, sobretudo, para criar recorrência de compra. ● 1 .3.4. Carisma: ganhe o outro com o seu jeito, com suas particularidades. Isso varia muito de pessoa para pessoa, mas preze por isso. Deixe claro que você entende a necessidade dele e que, assim como no item acima 1.3.2., mostre que irá ajudá-lo. 2. Controle o ambiente em questão Tenha sempre o ambiente sob o seu controle. A partir disso, você consegue influenciar comportamentos por meio, principalmente, de reforços positivos. Se muitas pessoas falam bem de determinado produto ou serviço, temos a percepção de que aquele é o melhor e que vale a pena o investimento de tempo e dinheiro. A repetição leva ao reforçamento, portanto, mostre o que você tem para oferecer diversas vezes ao seu potencial cliente. Isso, somado ao agente qualificado e posicionado como autoridade, cria um espaço altamente persuasivo que vai certamente aumentar sua conversão. 3. Preocupe-se com provas sociais As provas sociais são uma ferramenta com um poder de influência extremamente significativo. Utilize-as para aumentar o valor percebido tanto de você quanto do seu serviço. Você pode fazer isso de diversas formas, como: 3.1. Depoimentos/Citações Peça para que pessoas dissertem sobre você ou sobre seu produto em questão, ou até mesmo que os seus clientes o façam. Assim, você possui provas de qualificação percebida e reconhecida. 3.2. Números significativos Mostre resultados, prove que você realmente condiz com o que você fala. Os números ativam o gatilho da especificidade, que gera autoridade. Ou seja, o nosso cérebro atribui mais confiabilidade aos números, uma vez que eles mostram a precisão. 3.3. Destaque na mídia Isso conta bastante: aparições de você ou de seu produto ou serviço em eventos, jornais, mídias entre outros. Caso ainda não tenha, há a possibilidade de gerar aparições na mídia investindo em plataformas como a Dino (dino.com.br) . Olhe em seu orçamento e veja se vale a pena. 4. Realize a escassez - quando permitido Uma forma muito conhecida e que continua com alto poder de conversão é a escassez. Porém, lembre-se que apenas falar que algo é escasso não converte, é necessário trabalhar em cima disso. Se eu falar que tenho 5 canetas disponíveis para venda e que elas vão acabar, provavelmente você não irá comprar - a não ser que você realmente esteja procurando e precisando. Por outro lado, se eu constatar que são as últimas 5 canetas, com as qualidades e diferenciais X, Y e Z e agregar um alto valor percebido a elas, a chance de comprar é maior. Em grande parte das vezes, nós compramos no impulso, na vontade momentânea. Não minta sobre o produto ou serviço, mas construa e atribua valor a ele. 5. Explore o contraste Já o contrastante consiste na comparação, ou seja, dar um parâmetro para o seu alvo avaliar o que é o melhor. Por exemplo: podemos atribuir o contraste a produtos, comparando o seu com o padrão do mercado e influenciá-lo a considerar o seu como o melhor; ou até mesmo fazer isso pelo preço do produto ou serviço. Irei exemplificar a partir do preço abaixo. Se você pudesse comprar uma pipoca, qual você compraria? ● Pipoca pequena = R$5,00 ● Pipoca grande = R$10,00 É bem provável que você escolha a pequena, haja vista que a diferença de preço entre ambas é grande e que, às vezes, pagar 10 reais por uma pipoca pode ser considerado muito. Se repetirmos o mesmo exemplo adicionando uma pipoca intermediária, um preço âncora, os resultados são diferentes: ● Pipoca pequena = R$5,00 ● Pipoca média = R$8,50 ● Pipoca grande = R$10,00 A chance agora de você comprar a pipoca grande aumenta drasticamente, pois você compara ela com a média e vê um efeito de atração, que a diferença entre elas é apenas R$1,50. Logo, o cérebro entende que você está fazendo um bom negócio e que está em vantagem! Desse modo, compreendemos que é interessante adicionar parâmetro de comparação e contraste para que o nosso alvo veja que o que estamos oferecendo é o melhor e pelo o melhor preço que ele encontrará. 6. Organize-se por meio de um script O script é apenas o registro e a síntese do que será abordado em sua conteúdo. Escrever antes de fazer é importante, pois, além de conseguir comparar e metrificar resultados, é possível saber quais táticas funcionam e usá-las para prever e escalar novas estratégias. Apesar de já terem scripts validados e que tem um alto poder de conversão em discursos e vendas, como o AIDA (atenção, interesse, desejo, ação), você pode construir o seu a partir de alguns fundamentos. Lembre-se sempre de seguir apenas uma ordem: primeiramente construa o valor do seu produto ou serviço; só depois de trabalhar no valor percebido, apresente a sua oferta. 7. Foque nos dois estados mentais Creio que esse seja um dos pontos fundamentais para conseguir ser persuasivo: conseguir passar tanto pelo estado racional quanto emocional, na dosagem certa. Eles sempre estarão agindo juntos, mas um sempre vai se sobressair sobre o outro. 7.1. Estado racional As pessoas pensarem de modo analítico, lógico, os motivos e razões, significados e porquês. 7.2. Estado emocional Apela para as emoções e sentimentos do alvo, explorando gatilhos e fazendo-a agir por impulso em sua maioria. Quanto mais você conseguir apelar para o emocional, justificando, inconscientemente, na razão, maior as suas chances de influenciar a decisão dele. Ao construir o seu material persuasivo, sempre lembre de um dos lemas dessa área: as pessoas compram pela emoção e justificam pela lógica. Lembre-se disso na hora que for fazer o seu script. 8. Conclusão Para que você tenha um sucesso com a persuasão, é necessário que você se posicione como uma autoridade naquele assunto ou área. E nada que foi dito é achismo, mas validado em materiais de referência e na neurociência. Nós apenas localizamos as fragilidades e oportunidades do alvo para agir de forma influenciadora, proporcionando uma experiência prazerosa a ele. Portanto, tenha de maneira clara o seu propósito, o seu objetivo. Convença a si mesmo antes de buscar convencer o outro.
Por Ribeiro Bispo 2 de novembro de 2020
Compreender os por quês da leitura ser algo tão importante em nossa vida, faz com que o processo de torná-la um hábito seja mais fácil, principalmente para aqueles que não tem tanta proximidade com os livros, jornais, revistas, artigos na internet, e-books, entre outros. Esses meios de leitura contribuem para o crescimento e a expansão de nossos conhecimentos e do nosso universo interior. Alguns pontos que destacam a importância da leitura para nossas vidas, tanto pessoal quanto profissional, são: Senso crítico mais apurado Quando desenvolvemos o hábito da leitura, passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia, evitando, assim, nos tornarmos pessoas alienadas, que não conseguem formular opiniões, conceitos e dar sugestões por conta própria. Expansão do vocabulário A leitura nos ajuda a conhecer novas palavras e termos, tornando, assim, o nosso vocabulário ainda mais amplo e rico. Com isso, temos cada vez mais desenvoltura e somos melhor compreendidos em todas as nossas formas de nos expressarmos, ou seja, na oratória e também na escrita. Melhora significativa na escrita É notória a dificuldade que muitas pessoas têm de se expressar e, principalmente, escrever de forma correta em nosso país, ou seja, sem erros ortográficos ou gramaticais. Esses erros poderiam ser resolvidos caso houvesse mais interesse pela leitura, que contribui, e muito, para que haja uma melhora significativa neste ponto. Maior capacidade de persuasão A partir do momento que você cria o hábito de ler com cada vez mais frequência, você aumenta o seu repertório, e, com isso, aumenta também a sua capacidade de persuasão. Isso acontece, pois você passa a obter maior embasamento teórico, o que lhe dá mais argumentos para convencer as pessoas ao seu redor a realizarem aquilo que você precisa que elas realizem. Abertura e disposição para aprender com o outro. Outro grande benefício que a leitura nos oferece é o estímulo, a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes dos nossos. Quando lemos com frequência, entendemos que estamos longe de sermos donos da razão e que existe ainda muito conhecimento a ser adquirido neste mundo, seja por meio dos livros ou de uma discussão saudável em uma roda de conversa. Expansão do repertório cultural A leitura nos dá a oportunidade e expandir o nosso repertório cultural, pois através dela conseguimos obter novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos que nos interessarmos, sem sair do lugar. Estes conhecimentos que adquirimos por meio das leituras que fazemos, seja de livros ou artigos como estes, nos ajudam, de forma considerável, a melhorar a nossa performance, assim como o nosso processo criativo, que é imensamente potencializado, a partir do momento que temos um repertório cultural plenamente desenvolvido. Maior qualidade nas relações interpessoais A partir do momento que o nosso repertório se expande, temos a possibilidade de desenvolver cada vez melhor as relações interpessoais que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor. Isso acontece, pois conseguimos, não só conversar sobre quaisquer assuntos que sejam colocados em uma roda de conversa, algo que é verdadeiramente maravilhoso, mas conseguimos também compreender melhor e aceitar o universo do outro, passando a respeitar o seu modo de ser e agir, efetivamente e na prática. Autodesenvolvimento contínuo Algo que torna o hábito da leitura algo de extrema importância para a vida de uma pessoa, é o fato deste indivíduo trabalhar, de forma contínua, o seu autodesenvolvimento. Todos nós sabemos que o processo de aprendizado do ser humano é constante, ou seja, nós nunca paramos de prender, uma vez que tem sempre algo novo para aguçar a nossa curiosidade e para que possamos aprimorar os nossos conhecimentos. E esta é uma premissa válida para indivíduos das mais diversas áreas de atuação, pois todos nós precisamos estar sempre nos atualizando, para que assim tenhamos a oportunidade de crescer, não só no âmbito pessoal, mas no profissional também .
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